Ministério da saúde proíbe a manipulação de comida utilizando utensílios de madeira.

Segundo a legislação nacional, todas as indústrias de alimentos são obrigadas a seguir normas e padrões que estabeleçam condições higiênico-sanitárias adequadas para manipulação e e o processamento de alimentos.


Por isso , o Ministério da Saúde instituiu a utilização de programas de boas Práticas de Fabricação e Manuseio de Alimentos como parte das ferramentas de inspeção do setor alimentício. O programa introduz mudanças nos métodos de produção e uso de equipamentos, edifícios e instalações do setor de alimentos.


Entre as normas reguladoras, estão a Portaria 1428 - ME de 26/11/93 - Inspeção Sanitária de Alimentos; Portaria 326 - SVS/MS de 30-07/1997 _ Condições Higiênico Sanitárias e de PF para Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos; e Res. nº 23 de 15/0300 - Manual de Procedimentos Básicos para Registro e Dispensa da Obrigatoriedade de Registro de Produtos Pertinentes a Área de Alimentos.


Com advento da Pandemia pelo Covid, muitas empresas da área gastronômica que não sabia das portarias foram pegas de surpresa em atuação e necessitaram se adequar rapidamente, pois mesmo sendo portarias de 2000, muitos não tem conhecimentos destas normas, onde atualmente estão sendo cobradas com mais ênfase nos cursos profissionalizantes e em empresas de suporte aos negócios como o SEBRAE. Saiba mais no artigo a baixo:

https://www.scuadra.com.br/blog/legislacao-sanitaria-saiba-como-a-anvisa-fiscaliza-seu-restaurante/


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Burgers